Família, O Mundo Das Crianças

Porque devemos aceitar a essência dos nossos filhos

Aceitar a essência dos nossos filhos ou das crianças com quem convivemos é fundamental para que elas se sintam amadas e protegidas.

Essência não é nada mais que aceitar a sua própria natureza e o seu próprio ser. E, mais uma vez reforço a importância de as ouvir e tentar compreender.

Se tentarmos chegar à criança torna-se muito mais fácil conseguir entendê-la e ajudá-la no seu percurso de vida. Aqui pode ser levantada uma questão: como sabemos qual é a sua essência?

É simples e de fácil perceção, basta estarmos atentos. Vamos imaginar que eu enquanto adulto não gosto de barulho. Logicamente não me vou sentir bem em locais com barulho.  As crianças são tal e qual, apenas com uma diferença. Elas por si sós não tem maturidade para se poderem afastar, como fazem os adultos. Muitas vezes estão em sofrimento e as pessoas que as rodeiam nem se apercebem porque estão demasiado distraídas e ocupadas com o mundo dos adultos ou mesmo a tentar que a criança seja como o adulto quer que ela seja.

OUVIR EPISÓDIO

Não podemos querer que uma criança seja aquilo que ela não consegue ser. Ela tem vontade própria e ideias próprias. Ajudá-la nas suas vontades e ideias é o fundamental.

Dá trabalho é verdade, mas trará recompensas maravilhosas.

Tânia Abreu – Professora, Coaching Educativo e Parental