Todas as crianças gostam de saber o orgulho que temos nelas.
Nós adultos, nem sempre sabemos transmitir esse orgulho de uma forma positiva.
Porque teremos tanta dificuldade em fazê-lo?
Quantas vezes dizemos às nossas crianças, TENHO ORGULHO EM TI.
Eu, enquanto mãe e docente faço-o de uma forma espontânea e sistemática, porque sei que esta pequena frase é muito valiosa para elas.
Todas elas se esforçam imenso para que os pais, professores, irmãos, avós se sintam orgulhosos com aquilo que elas fazem ou dizem, mesmo, que não ouçam as esperadas palavras do outro lado. Receber feedback positivo e sabermos que quem amamos e nos rodeia sente orgulho com o que fazemos e conseguimos é fundamental para um crescimento harmonioso. É fundamental que cresçam com este reforço. Será ele que as tornará mais fortes e seguras de si mesmas.
Enquanto, criança nem sempre recebi este feedback, por isso, hoje em dia lhe dou tanto valor e faço questão de demonstrar às minhas crianças o orgulho que sinto por elas. Independentemente, da conquista ou do resultado acredito que o reforço positivo é crucial no seu desenvolvimento.
Nem todos o sabemos fazer, mas estamos sempre a tempo de aprender, tal com elas aprendem a lidar com o mundo dos mais crescidos.
Quantas vezes dizemos a palavra AMO-TE? Quantas vezes dizemos ESTIVESTE MUITO BEM?
Se fizermos um exame de consciência, certamente, iremos verificar que nem sempre o fazemos.
E que tal, começarmos a incluir nas nossas práticas do dia a dia palavras positivas e que transmitam confiança e valor às nossas crianças. Palavras que as façam sentir importantes e valorizadas. Tenho a certeza que mesmo sem nos darmos conta elas vão melhorar o seu esforço, comportamento e atitude.
Existe uma séria de situações onde podemos incluir este tipo de palavras, e fazer com que as nossas crianças sejam mais felizes. Por exemplo: a criança chega a casa triste e diz-nos que um trabalho da escola não correu bem. Nós, enquanto adultos devemos minimizar esta tristeza. Basta dizermos: desta vez não correu bem, mas de uma próxima vai correr. Confio em ti, és o meu orgulho.
Tenho a certeza absoluta que a tristeza que a criança sentia se vai transformar num sorriso e num obrigada, e a tristeza passará. Elas aprendem imenso com aquilo que somos e com o que lhes transmitimos. Se formos um exemplo positivo na sua vida, elas serão menos inseguras e mais corajosas.
Acredito, que todos nós fazemos um esforço para lhes transmitir coisas positivas e orgulho no que elas fazem. Se ainda não o conseguem fazer, experimentem começar a introduzir na vossa vida esta prática. Não custa nada, é um ato tão simples e irá fazer milagres no coração delas.
Sejamos motivo de orgulho na vida das nossas crianças e nunca motivo de tristeza. Se tivermos dificuldade em fazer este papel, não tenham receio de pedir ajuda a quem o faz de forma natural e com todo o amor do mundo.
Ter ORGULHO nas nossas crianças é do melhor que existe, tal como elas tem orgulho nos adultos que as rodeiam. Seja luz na vida delas e nunca escuridão. A luz ilumina caminhos a escuridão bloqueia.
Sejamos positivos para gerar crianças positivas. São elas que no dia de amanhã irão orientar a nossa vida. São elas que nos irão transmitir o mesmo orgulho que nós já lhes transmitimos.
Semear orgulho, amor, confiança para um dia o poder colher.