O Mundo Das Crianças

E quando os pais dececionam os filhos!?

Verdade.

Os pais também dececionam os filhos e grande parte das vezes, parece que nem se apercebem que isso acontece.

O que será que podemos considerar como deceção?

De uma forma simples e corrente a deceção parte sempre de algo que foi prometido ou partilhado com a criança e não foi cumprido. Já abordei as questões do compromisso anteriormente, e se todos estiverem cientes do que isto engloba, provavelmente não irão dececionar um filho de forma propositada.

Acontece, muitas vezes, não podermos estar em todos os locais que gostaríamos, não podermos cumprir tudo o que dissemos nem tudo que gostávamos.

Como se resolve isto para que o nosso filho não fique com uma marca negativa para a vida!

Resolve-se, de forma mais simples do que parece.

Basta ter consciência do compromisso com o seu filho, e quem sabe tentar colocar-se no lugar dele. Fazer uso de um termo muito interessante que é a EMPATIA.

Empatia é a capacidade que o ser humano tem, de se colocar no lugar do outro. Neste caso, será do nosso filho.

Quantos de nós, enquanto crianças ficamos tristes e choramos porque os nossos pais não assistiam aquele jogo de futebol importante para nós, ficamos tristes porque o nosso pai ou mãe não assistiu àquela festa de final de ano para a qual tanto ensaiamos com a professora, quantas vezes não dormimos e tivemos dor de barriga à espera que o nosso pai trabalhasse menos e fosse ver uma prova nossa num sábado. Pois é, certamente todos já passaram por situações destas ou parecidas. Eu, enquanto mãe tenho plena consciência que já falhei, mas não quero voltar a falhar. Todas as vezes, que sei que não posso estar presente faço questão de explicar ao meu filho o porquê.

Se conseguir estar, só estou a “somar pontos” perante o meu filho.

Explicar, não impede que a criança fique triste, mas ajuda a compreender a situação. Explicar às crianças o porquê das coisas, é a forma mais simples de resolver muitas falhas e a forma de evitar cometer outras futuramente.

Quando explicamos resolve muita coisa, quando acontecem imprevistos explicar ajuda, pois marcar horas e não cumprir faz com que eles fiquem chateados e preocupados. Grande parte acha que os pais se esqueceram deles e que vão ficar sozinhos. Sim, porque pais são porto de abrigo e de aconchego em tudo.  

Aquela ideia de que não deve dar explicações da sua vida ao seu filho não está totalmente correta. Se ele souber o porquê das coisas, certamente vai entender com mais facilidade determinadas atitudes e vai crescer com plena consciência de que nem tudo acontece como nós queremos nem quando nós queremos.