Lamentavelmente, muitas das nossas CRIANÇAS são catalogadas pelos resultados escolares. A cultura do nosso país está tão focada em resultados que se esquece que as CRIANÇAS têm muito mais valor que meros números. As CRIANÇAS, tal como os ADULTOS são resultado das suas vivências e possibilidades. Enquanto, não tivermos uma escola que proporcione a IGUALDADE entre todos os estatutos sociais parece-me completamente desajustado fazer-se comparações entre resultados escolares.
Aliás, mais chocante é observar pais a deixarem-se levar por este tipo de catálogo. Comparar CRIANÇAS mediante o desempenho escolar que a mesma tem é contranatura. Jamais, em tempo algum este tipo de comparação trouxe aspetos positivos na parte emocional das CRIANÇAS.
Para quê comparar alunos, filhos, primos…!
Todos nós somos únicos e as CRIANÇAS dão início a este processo de SER ÚNICO E ESPECIAL.
Que legitimidade tem um ADULTO para comparar o desempenho escolar de um filho, aluno, conhecido com outra criança quando cada um é como é! Cada CRIANÇA aos seus olhos dá o seu melhor em todas as situações. Porque terão os ADULTOS que estragar esta visão, e na sua maioria com comentários desagradáveis! Não faz sentido nenhum existir este sistema comparativo. Nem os ADULTOS gostam de ser comparados, porque haveriam de aceitar os mais pequenos esta comparação?
Quantas vezes se dedica TEMPO à criança para perceber as limitações ou facilidades da mesma em determinada área académica ou emocional?
Todos nós temos bloqueios de diferentes naturezas, por norma causados pela parte emocional ou mesmo de uma condição física.
Qualquer tipo de comparação só será encarado de forma construtiva se a CRIANÇA for esclarecida da sua intenção. Se a comparação não estiver acompanhada de uma justificação, a CRIANÇA não vai compreender e muito provavelmente vai-se sentir diminuída por qualquer que seja o comentário.
É necessário que os ADULTOS se foquem mais na ESSÊNCIA da CRIANÇA, naquilo que ela consegue fazer e no que poderá precisar de ajuda e menos no resultado obtido. Por norma, o ser humano foca-se mais no resultado negativo do que no positivo, mas ambos fazem parte do percurso escolar e o segredo é ensinarmos as nossas CRIANÇAS a saber lidar com os dois e como ultrapassar o que lhe provoque mais preocupação. Nenhuma CRIANÇA gosta de sentir que falhou, tal como todos nós. Todas tem consciência do que corre bem ou menos bem, todas tem noção das suas capacidades e dificuldades e estão cá para aprender e crescer de forma SAUDAVÉL.
O desempenho escolar é uma parte da vida das CRIANÇAS, mas existe muito mais para além disso. De que forma nos acrescente valor ter uma CRIANÇA com excelente desempenho escolar se não consegue interagir com os colegas de turma, por exemplo. Há muito mais além de resultados a ser trabalho pela sociedade. Foquem-se em cada CRIANÇA como um ser ÚNICO e ESPECIAL.
Uma CRIANÇA bem orientada será sempre um JOVEM/ADULTO bem encaminhado.
Quem nunca errou que atire a primeira pedra.
As CRIANÇAS tem o DIREITO de ter uma educação harmoniosa e não estarem sujeitas a constantes comparações.