Ao contrário do que muitos pensam, ou dizem pensar, ouvir o que uma criança tem para nos dizer, é fundamental mas nem sempre é verdade ou um dado adquirido.
A criança está em crescimento e desenvolvimento, tenta saber o porquê das coisas e só consegue saber se perguntar. Para perguntar tem que ser ouvida. Os adultos por vezes acham que não tem que explicar o porquê de nada a um ser tão pequeno, mas na realidade tem essa obrigação. Ao responder está a ensinar a crescer e a formar personalidade.
Se não ouvirmos e não explicamos existe muita probabilidade de ela chegar a uma conclusão por si mesma, a qual pode ser errada. O que custa tirar cinco minutos para ouvir? Sim, porque elas por norma fazem perguntas simples e diretas, são objetivas. Se um aluno me pergunta: – professora porque temos que aprender os números? Eu não gosto nada disto, eu já sei contar. Isto é uma seca. Eu como professora, tenho obrigação de explicar a importância de aprender os números e da sua utilidade no seu futuro. Se lhe responder, tens que aprender porque eu quero!
Esta criança tem muita probabilidade de vir a detestar números e tudo que esteja relacionado com eles. Há respostas que não se devem dar, elas fazem muitas vezes a diferença e com elas podemos estar a criar “traumas” num ser inocente. Sabermos ser ouvintes é a chave de um caminho de sucesso no mundo infantil.