Família, Pessoas

Carta de mãe para filho

Querido filho.

Estamos a poucos dias do NATAL e a menos dias de mais um momento de desafio nas nossas vidas. Dentro de uma semana estarei a ser sujeita a mais uma cirurgia para que a minha saúde fique melhor. Sei que vai correr tudo bem e tudo vai ficar bem, mas no fundo também sou consciente do meu maior medo: deixar de estar contigo. Por muito positiva que seja existe sempre aquele receio de que algo não corra bem. 

Aceito com naturalidade os desafios da vida, pois apesar das montanhas que já encontramos também as conseguimos ultrapassar. 

A VIDA é um processo duro e de muita luta como tu bem sabes. Sempre me mantive forte, mesmo quando o meu interior não estava, mas por mim e por ti fiz isso e farei muito mais.

Os últimos anos tem sido muito desafiantes para nós, mas tu o meu HERÓI sempre te mantiveste forte e o meu maior apoio. 2023 tem sido o ano de provações em termos de saúde para mim, mas tu como meu HERÓI tens estado sempre ao meu lado e tens sido um verdadeiro HOMEM. Sei que muitas vezes tiveste e tens que fazer tarefas de ADULTOS para me ajudar e cuidar de mim. Já me senti mal comigo mesma por estas razões, mas ao mesmo tempo sei que te estás a tornar num grande HOMEM e num excelente ser humano. Durante este ano quantas vezes saíste de casa e me disseste: mãe porta-te bem e não faças nada. E eu, como pessoa obediente e rebelde deixava-te sair e lá me levantava para fazer alguma coisa em casa. Era a forma mais simples que tinha de te ajudar e sentir que não estava a ser uma má mãe. Enquanto, ia fazendo algumas coisas olhava para o relógio e na hora certa voltava a deitar-me para veres que fui obediente. Entravas a porta e dizias: muito bem mãe, ficaste quietinha na caminha e sorrias. Sei que não obedeci, mas sentia-me feliz por não te deixar com tantas tarefas domésticas, apesar de todas as dores que o meu corpo tivesse. 

As crises foram diminuindo, mas sei que volta e meia me vem visitar e eu terei que ficar quietinha sem fazer nada. Agora, já me porto melhor. Aprendi com o meu próprio sofrimento que o melhor é mesmo ouvir o meu corpo e o que tu me dizes.

No meio de todos estes desafios aprendi que és um ser de GARRA e AMOR. Quantas vezes foste para a escola com vontade de ficar a cuidar de mim! Quantas vezes ouviste comentários indesejados na escola e as pessoas mal sabiam o que estavas a passar. Mas a verdade é que sempre te esforçaste e nunca deixaste que as palavras alheias te tirassem a força de enfrentar comigo cada desafio.

Hoje, sei que tenho ao meu lado o melhor filho que a vida me podia ter dado.  Aliás, sempre soube. Desde bem cedo que andamos os dois pelo mundo e sempre te mantiveste forte comigo. Temos uma cumplicidade inabalável e um AMOR incondicional. Muitos não sabem o que isso é, mas nós somos peritos.

O próximo desafio está para dias, mas sabes que vou enfrentá-lo com a mesma garra que sempre enfrentei tudo nesta vida e fiz questão de te ensinar. Dizem que por trás de um grande homem está sempre uma grande mulher. Eu digo que por trás de um GRANDE FILHO está uma GRANDE MÃE e por trás de uma GRANDE MÃE está um GRANDE FILHO.

Obrigada, FILHO. Sou grata por tudo aquilo que és e por tudo aquilo que me dás. Sem ti a minha VIDA não seria nada do que é.

AMO-TE desde sempre e para sempre.

Tânia Abreu – Professora, Coaching Educativo e Parental