Família

Natal

A verdadeira festa das crianças.

Qual é a criança que não gosta do Natal? Todas gostam, nem que seja pelos presentes.

Natal é a festa da família, união, calor, carinho, compaixão, nascimento, alegria, etc…

Atualmente, vemos grande parte do espírito natalício “danificado” por influência de várias situações, mas a principal somos nós seres humanos. Muitos de nós estamos a deixar cair no esquecimento que Natal é família. Onde está o conceito tão bonito que herdamos dos nossos bisavós e avós da união familiar. No meu tempo de criança não me recordo de receber presentes dos meus avós. Recebi algo muito maior, o Amor pela família.

Porque está este espírito tão esquecido?

Simples. Nós os humanos estamos a deixar. Esquecemos os valores fundamentais da vida, para entrar num mundo de consumismo e o mais grave, estamos a passar esta mensagem para as nossas crianças. O que será do Natal daqui a uns anos? Onde estará a união familiar caraterística desta época?

As crianças adoram o Natal. Eu, adoro o Natal.

Deixar que as crianças daqui a uns anos se recordem desta época apenas pelos presentes é um ato extremamente cruel da nossa parte. Devemos fomentar nelas a importância das pessoas que estiveram presentes.

Os presentes são bens materiais que se usam e destroem ou deixam de servir porque já estão ultrapassados. A família nunca fica ultrapassada.

Nesta época do ano, tenho sempre imensas saudades da minha avó materna. Com ela aprendi o verdadeiro espírito do Natal. Em tempo algum, ela nos deixava sem o bacalhau e os pinhões. Passava todas as consoadas a atirar nozes à cabeça do meu pai. Adorava meter-se com ele, porque o fazia sorrir. Sempre foi uma pessoa pobre em carteira, mas muito rica de coração.

Faço questão de contar esta história ao meu filho todos os Natais, para que ele um dia possa contar aos seus filhos e nunca se esqueçam do verdadeiro espírito natalício.

Dou presentes ao meu filho? Dou.

Já cometi excessos em presentes? Já.

Hoje em dia, não me permito fazê-lo, porque olho para trás e vejo o dinheiro que desperdicei e podia ter usado para outras coisas. Presentes em doses equilibradas e valores equilibrados.

Para uma criança, tanto faz ter um brinquedo de 20€ como de 100€. Quem estipula o valor somos nós adultos e não os pequenos de casa.

Exageros não ensinam nada a ninguém muito menos a crianças. Criam apenas ideias ilusórios de que a vida é fácil e que podem ter tudo o que pedem e quando pedem. Nada disto, corresponde à realidade.

Vivam o espírito natalício na sua plenitude.