Em Portugal, tal como em todas as partes do mundo, os nossos jovens estão a passar por uma série de transformações físicas, psicológicas e emocionais.
Juventude a verdadeira “fase do armário”.
Aquela onde existem mil possibilidades, onde cada descoberta abre caminhos e cada erro se transforma em aprendizagem. É um tempo em que o mundo parece maior, mais vivo, mais cheio de cores e promessas.
Ser jovem é carregar no peito a inquietação de quem quer mudar tudo, mas também o medo silencioso de não saber por onde começar.
Jovens da Nova Era carregam a mistura da urgência. Crescem em meio a mudanças rápidas, tecnologias que se multiplicam e desafios que pedem coragem. Ainda assim, encontram espaço para sonhar, criar e transformar.
Vivendo no meio de sonhos, criações e transformações grande parte deles sente-se completamente à deriva num mundo que pede pressa em tudo, e onde os JOVENS, também querem crescer antes da hora.
Para algumas coisas dá-lhes jeito serem tratados como adultos, mas quando toca a DEVERES já não dá assim tanto jeito ou nenhum.
Se perguntarmos a um jovem de 16 anos quantas vezes já fez a sua comida, provavelmente as respostas positivas não serão muitas. Aí deveríamos perguntar: Então, és tão crescido e com esta idade nunca tiveste iniciativa para fazer a tua própria comida?
Quantas vezes já fizeste a tua cama?
Quantas vezes já ajudaste a tua mãe a limpar a casa?
Quantas vezes já foste despejar o lixo?
Tantas questões pertinentes e que poucas vezes são colocadas aos nossos JOVENS.
Querem crescer ou não querem crescer?
São cada vez mais instruídos no mundo da tecnologia e cada vez menos conhecedores dos VALORES HUMANOS. Com facilidade esqueceram o que é o RESPEITO, AMIZADE … Fervem em “pouca água”, característica da idade, mas com grande dose de abuso nos dias que correm.
Ser JOVEM dá direito a muita coisa, mas também tem muitos DEVERES.
Vou enumerar alguns dos DEVERES:
- Respeitar os pais e os mais velhos;
- Tratar as pessoas da melhor maneira possível;
- Respeitar opiniões e costumes diferentes dos seus;
- Frequentar a escola;
- Cuidar do próprio corpo e alimentar-se de forma saudável.
Os nossos JOVENS precisam aprender que na vida temos DIREITOS e DEVERES.
E como diz o ditado português: “Mocidade preguiçosa, velhice trabalhosa”.
Beijos e sejam felizes.

Tânia Abreu – Professora, Coaching Educativo e Parental

