O Mundo Das Crianças

Vítima

Na semana passada mais uma criança foi vítima de atrocidades na mão de adultos. Adultos que supostamente a deviam proteger e amar de forma incondicional.

Até quando vamos continuar a ver estas tragédias!

Quando é que o nosso país vai punir de forma justa estes “monstros”.

Vivemos num país de burocracias, onde o ministério público espera anos para tomar decisões sobre a proteção de uma criança.

Como explicamos às nossas crianças que os responsáveis desta menina foram negligentes da forma mais abrupta à face da terra!

Não é normal, nem nunca será uma criança ser morta por alguém, muito menos por entes em quem ela confia plenamente e ama de forma incondicional. É impossível e inconcebível entender e aceitar as ações destes adultos.

Todas as crianças têm direito a ser protegidas. Protegidas pelos pais, familiares, vizinhos, médicos, enfermeiros, sociedade no seu todo. Porque contínua a sociedade com medo de denunciar aquilo que sabe? O ser humano faz de conta que nada sabe, quando na realidade já tudo sabia.

Quando as tragédias acontecem todos ficam chocados e choram a desgraça da criança, mas na hora de falar e denunciar as situações todos ficam calados, como se nada fosse com eles. Todo o cidadão tem obrigação moral de denunciar situações em que suspeite haver maus tratos a crianças. As crianças não se defendem sozinhas, não tem força física nem psicológica para isso. Quando é que vamos abandonar a mentalidade de povo submisso? Quando é que vamos fazer prevalecer os verdadeiros direitos dos seres humanos, neste caso de menores indefesos.

Porque não vou denunciar uma situação em que me apercebo que existem maus tratos?

Por medo de represálias! Por achar que não é na minha casa e não tenho nada a ver com isso! Quantas crianças terão que morrer para que as pessoas abram a sua mente e atuem de forma diferente?

Quantas vezes as pessoas se apercebem de situações desagradáveis, mas pensam: coitadinha, é maltratada, mas pelo menos tem uma mãe, pai… é preferível do que estar numa instituição.

Meus amores MÃE, PAI, FAMILIARES, CUIDADORES, RESPONSAVÉIS não agridem crianças, não violam crianças, não matam crianças. Todos nós temos obrigação de as proteger e cuidar.

Há alguns anos atrás, tive contato com uma família completamente desestruturada. Vivia pai, mãe, avó, avô e três netos. A desorientação familiar era tão grande que o avô tentou matar a avó, porque a apanhou com o genro em aproximações impróprias. A dependência com o álcool era tanta que as pessoas acho que nem sabiam quando era o dia e a noite. A comunidade envolvente, mesmo sabendo de tudo isto, achava que as crianças estavam bem naquela família. Pelo menos ali tinham amor.

Questionei qual o conceito de amor para estas pessoas. Qual é o meu espanto ficaram caladas. Respondi: o amor efetivamente faz milagres, mas não mata fome, não trás higiene, não afasta crianças de perigo constante nem dá cama para dormir, e mais importante não protege de pessoas com dependências.

Denunciem nas entidades competentes.

Nenhuma criança nasce ou deveria nascer para ser maltratada, abusada, desvalorizada, humilhada…