Este tema, além de ser o que mais me apaixona é muito especial, porque foi uma sugestão do meu filho.
Tanto eu como ele somos apaixonados pela UNIÃO FAMILIAR. Adoramos criar laços e ver a família crescer. Para nós, a vida perfeita seria vivermos todos na mesma casa ou em comunidade. A UNIÃO FAMILIAR pode ser com seres da mesma linha sanguínea ou aqueles amigos que vamos acolhendo no nosso coração.
Esta é uma época do ano onde se verifica uma maior união entre as famílias e amigos. Temos o NATAL, mais dedicado à família e a mudança do ano, onde por norma estamos mais com os amigos. Cá em casa sempre foram épocas de FAMÍLIA, mas cada caso é um caso.
Quem mais disfruta desta união são as nossas crianças. Elas adoram estar com primos, primas, tios, tias, avós, amigos …
A UNIÃO FAMILIAR é muito importante para as nossas crianças.
Como todos sabem a Família é o grande “porto seguro” de todas as crianças. Aliás, é neste “porto seguro” onde todas elas abusam muito mais. É no seio familiar que se sentem seguras para poder extravasar toda a sua energia. Tal e qual como os adultos fazem. “Discutem” em família e isso é natural. Não é natural é criar “guerras” com estas “discussões”.
Existem FAMÍLIAS perfeitas?
Claro que não. Famílias perfeitas não são famílias. Todas as famílias têm as suas imperfeições, e são essas mesmas imperfeições que as tornam especiais. Segundo Eduardo Sá, Psicólogo Clínico, muito conceituado em Portugal, “quando nós somos perfeitos estamos a fazer cerimónia, que é tudo aquilo que não podemos fazer quando estamos em família. A família é onde todos fazem as birras mais sofisticadas.” E as nossas crianças são TOP nessa questão.
As crianças perceberem que as famílias são imperfeitas é algo extraordinário, porque as vai ensinar que o mundo não é perfeito e nem tem que ser. Fazê-las achar que tudo é perfeito, não corresponde em nada ao mundo em que vivemos. Existem muitos desafios até mesmo nas famílias, e serem unidos na resolução dos mesmo é que se torna único.
O facto de as FAMÍLIAS serem imperfeitas, não significa que não sejam UNIDAS. As imperfeições devem ser encaradas de uma forma positiva e de crescimento. Afinal, o objetivo é conseguirmos ser melhores a cada dia. Muitas famílias postam nas redes sociais fotografias maravilhosas e perfeitas querendo transparecer que tudo corre bem e existe muita União, quando na realidade nada disso acontece. O bonito das famílias é mesmo a imperfeição, e dentro da imperfeição existir algo que eu admiro imenso: RESPEITO. Não temos que dizer SIM a tudo, nem mesmo dentro da FAMÍLIA. Temos sim que saber respeitar o NÃO, e crescer com ele.
Onde há respeito tudo corre bem.
Onde há respeito existe UNIÃO.
Eu, AMO a minha família mesmo sabendo que de perfeita não tem nada.
Sejamos IMPERFEITAMENTE UNIDOS, e teremos muita mais UNIÃO FAMILIAR.
Com um novo ano à porta é altura ideal para refletir sobre tudo o que fizemos e o que queremos melhorar. Pois, só assim se pode chegar ao crescimento pessoal, profissional e FAMILIAR.
Sejam perfeitamente imperfeitos e serão muito mais UNIDOS e FELIZES.
E como diz o poeta: FAÇAM O FAVOR DE SEREM FELIZES.
Tânia Abreu – Professora, Coaching Educativo e Parental