O Mundo Das Crianças

FÉRIAS

Mais um ano letivo terminado e as férias tão esperadas já cá andam. Para algumas CRIANÇAS/ADOLESCENTES iniciaram logo no mês de junho, no entanto outros apenas sentiram o seu cheiro em final de julho.

Quando converso com CRIANÇAS/ADOLESCENTES sobre o tema das FÉRIAS verifico no seu olhar a alegria associada a esta época maravilhosa.

Através do olhar consigo sentir o quanto estão felizes por poderem dormir mais, brincar com primos e amigos, viver livres de horários e pressões da escola, visitar familiares distantes ou recebê-los, viajar… Todo um conjunto de desejos normais da sua fase de vida.

Ver CRIANÇAS/ADOLESCENTES felizes com as FÉRIAS é um reviver da minha infância e de tantas coisas boas que teve. Como não ficar feliz com elas!

Haverá necessidade de proporcionar férias de luxo aos nossos filhos para que eles sejam felizes?

Nada disso. As CRIANÇAS são felizes com pouco e quando isso não acontece é porque foram mal-habituadas pelos adultos. Tanto adulto que acha que para a CRIANÇA ser feliz precisa de bens materiais e dos mais caros que há. Quem cria este hábito nelas são os crescidos e que muito provavelmente,  já se esqueceram da sua infância livre de todos estes luxos.

CRIANÇA para ser feliz precisa de natureza, brincadeira, outras crianças e de adultos que olhem e lhes deem atenção.

Este ano, os meus pais ofereceram ao meu filho uma semana num ATL onde era privilegiado o contato com a natureza, animais, jogos, passeios e muito convívio entre CRIANÇAS. Apenas tive um dia em que fui eu recolhe-lo e fiquei abismada com uma situação que vi. Um pré-adolescente, portador de um ligeiro atraso cognitivo estava completamente desligado do mundo e focado no seu telemóvel há quase duas horas. Uma das instrutoras disse-me e muito bem, a função de controlar a entrada de telemóvel não tem que ser dela, mas sim dos pais. Concordo 100% com as palavras dela. Pergunto-me para que os pais deste pré-adolescente o inscreveram naquele espaço se lhe mandam um telemóvel? Estão à espera que sejam os outros a resolver aquilo que os pais não querem saber?

Esta situação é tão, mas tão frequente que me recorda aqueles pais que acham que a escola é que tem que educar os alunos para a não utilização de telemóveis.

É necessário estarmos mais atentos às mazelas que o excesso de tempo na tecnologia é prejudicial para o desenvolvimento cognitivo das CRIANÇAS, e muito mais atenção temos que ter quando as CRIANÇAS já são portadoras de limitações a nível cognitivo.

Utilizem as férias para que as vossas crianças convivam com outras e disfrutem da natureza. ATL é atividades de tempos livres o objetivo não é ter crianças paradas, mas sim em movimento.

Criança para estar parada fica em casa.

Carlos Neto, Investigador da Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa, explica por que razão brincar é a melhor prescrição para um desenvolvimento saudável das crianças. Até porque não queremos adultos infantis, doentes e com falta de iniciativa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já considera a obesidade infantil uma epidemia e um problema de saúde pública. Segundo dados desta entidade do ano passado, existem no mundo cerca de 200 milhões de crianças com excesso de peso e a Diabetes tipo 2 afeta faixas etárias cada vez mais jovens. As principais causas? A má alimentação e a falta de exercício. 90% das crianças portuguesas consome fast food e 57% das que moram perto da escola deslocam-se de carro. Aliás, em 2014, Portugal era dos países da Europa que tinha mais crianças obesas (5%), logo atrás da Grécia (6,5%), Macedónia (5,8%), Eslovénia (5,5%) e Croácia (5,1%) de acordo com a OMS. Por outro lado, há cada vez mais petizes diagnosticados com síndrome de Défice de Atenção e Hiperatividade.

Estejam atentos às vossas crianças e ao que elas fazem. Férias não foram feitas para estar sentado colado a um telemóvel, playstation, computador ou televisão. Férias são para descomprimir e recuperar energia para o ano letivo seguinte. Aproveitem o sol, o mar, os espaços verdes, os amigos, o desporto e a brincadeira. Deixem o cérebro absorver as energias que necessita para que haja um desempenho escolar de acordo com as capacidades das crianças. Onde não existe controle, não existe evolução.

Respirem e deixem respirar as qualidades benéficas da natureza.

Tânia Abreu Professora