Família

Dia da MÃE

Estou atrasada, desculpem, mas para mim o dia da MÃE é todos os dias.

Porque motivo este dia é celebrado?

Uns sabem, outros tentam adivinhar e a maioria das nossas crianças não faz a mínima ideia. Elas celebram, porque a sociedade fala disso e nas escolas elaboram trabalhos para oferecer à mãe. Em raras exceções, falam do porquê da existência deste dia.

Qual a verdadeira razão deste dia?

A ideia de dedicar um dia às mães nasceu nos Estados Unidos, mas é transversal a todas as culturas, religiões e países. Em Portugal já foi comemorado a 8 de dezembro – o significado, no entanto, mantém-se ligado à Virgem Maria.

Em Portugal, o Dia da Mãe comemorou-se durante muito tempo a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, a conceção de Jesus Cristo através da Virgem Maria. Depois, a comemoração passou para o mês de maio, mas o significado manteve-se o mesmo – na tradição católica, maio é o mês de Maria, a mãe de Jesus Cristo.

A ideia do dia da mãe partiu de uma feminista, Anna Reese Jarvis, dos Estados Unidos, que em 1907 lançou um movimento para criar o “dia nacional das mães”. A comemoração começou na sua cidade – Grafton, na Filadélfia – no aniversário da morte da sua própria mãe. Nos anos seguintes, todo o estado de Filadélfia começaria a comemorar o dia nacional das mães. A campanha de Anna Jarvis estendeu-se a todos os Estados Unidos e, em 1911, já o dia da mãe era comemorado em toda a América.

A feminista convence Wilson depois da luta de Jarvis, em 1914, o então presidente Woodrow Wilson declara o dia da mãe feriado nacional – no segundo domingo de maio, tal como acontece no Brasil, Austrália, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Itália, Japão, Turquia e outros.

A Espanha – que também já celebrou este dia a 8 de dezembro – comemora agora também no primeiro domingo de maio, como Portugal. Também Moçambique, Cabo Verde, Angola, Lituânia e Hungria escolhem celebrar o dia da mãe no mesmo dia que Portugal e Espanha.

Neste dia, muitos de nós recordamos a nossa mãe, independentemente de a termos presente ou não. Compramos um miminho especial ou confecionamos nós mesmos. As crianças até cerca dos 10 anos fazem as suas criações nas escolas. Conseguem surpreender-nos com trabalhos maravilhosos, feitos com muito amor e carinho e ao qual as suas educadoras/professoras se dedicaram com muito gosto.

Até hoje, guardo todos os trabalhos feitos pelo meu filho para este dia. Sempre fiz questão de os guardar, para um dia mais tarde, recordar.

Todas nós adoramos ser mimadas neste dia, mas o essencial é ter este mimo todos os dias. Afinal, somos mães todos os dias.

O meu filho perguntou-me o que achava sobre o dia da mãe. Respondi: dia da mãe, são todos os dias filho. O maior presente da minha vida és tu, por isso, receber presentes ou não, é indiferente. Prefiro receber um beijinho ou um abraço.

Hoje em dia, o dia da mãe tornou-se muito consumista, e o objetivo dele nunca foi este. O seu principal objetivo era apenas glorificar as mães com um dia delas, mas na verdade temos muitos.

Desde, que a nossa criança começa a ser gerada no nosso ventre, já temos a bênção de nos sentirmos mães. Aqui já devemos agradecer e pedir proteção. Porque esperar o dia da MÃE para celebrar?

Eu, não o faço. Constantemente, relembro à minha mãe o quanto a AMO e ela me faz falta. Agradeço todos os dias pela minha escolha. Sim, porque são os filhos que escolhem os PAIS, ao contrário do que muitos pensam. Isto sim, é valorizar o seu papel.

O meu filho, diz-me constantemente que me AMA.

Como conseguir esta conexão? É fácil, basta semeá-la e iremos colhe-la.

Amor gera AMOR.

Um simples gesto, expressão, sorriso deixa o coração de MÃE derretido. Esta é uma conexão inexplicável. Apenas se sente, não se consegue transmitir.

MÃE

Aquela que por mim esperou

Aquela que por mim lutou

Aquela que por mim sorri

Todos os dias sem fim

Que seria de mim sem ti? Que seria da minha força sem a tua?

Viver até vivia, mas …

Mãe é eterna.

Para todas as mães, dias muito felizes no vosso papel, e aproveitem ao máximo esta bênção que a vida vos deu. Amem as vossas crianças de forma incondicional, para que um dia esse AMOR, seja retribuído.