“Imagine uma nova história para a sua vida e acredite nela.” Paulo Coelho
As CRIANÇAS são peritas a imaginar novas histórias, mas para isso precisam sentir que acreditam nelas e nas suas histórias de encantar. São tão maravilhosas que conseguem acreditar no inacreditável no mundo dos adultos. Acreditar em sonhos é aquilo que nos dá força para continuar, e os maiores sonhadores são aqueles que fazem questão de manter a sua criança interior. Transmitirmos à CRIANÇA que acreditamos nela é meio caminho andado para que a mesma dê o seu melhor e continue a sonhar. Deixar de sonhar é deixar de viver. Será assim tão difícil ACREDITAR nas CRIANÇAS? Para mim, é um grande desafio e no qual faço questão de contribuir de forma muito positiva. As minhas crianças precisam sentir que acredito nelas para me poderem dar o melhor de si e poderem acreditar em si mesmas, caminho que as leva à evolução.
As perguntas mais duras a quem já tive que tentar dar respostas sobre o ACREDITAR foram às CRIANÇAS. Quando uma criança me coloca questões como: Porque é que os meus pais não acreditam em mim? Porque é que os professores não acreditam em mim? Porque é que os meus amigos não acreditam em mim?
Estas são questões que nos fazem pensar e acima de tudo sentir. Como entender que pais, professores, amigos não acreditam! Para dar resposta a questões destas é necessário respirar, refletir e pensar muito bem no que se vai dizer e como se vai dizer. Como explicar a um ser em crescimento que os seres que mais o deviam proteger e valorizar não acreditam nele. Como fazer sentir a esta criança que ela tem muito valor e é tão necessária quanto todos os outros habitantes do mundo!
É normal as crianças falharem, mentirem, esconderem, mas não é normal terem ADULTOS de forma constante a NÃO ACREDITAR nelas.
Existem muitos escritores, essencialmente psicólogos que defendem que “Nós somos aquilo em que acreditamos”, e esta é a mais pura das verdades. Se andarmos de forma constante a fazer a CRIANÇA acreditar que não vale nada, não faz nada de jeito, que não é aplicada … esta CRIANÇA vai interiorizar estas palavras de tal forma, que no estado ADULTO será insegura, emocionalmente instável, andará rodeada de pessoas que a diminuem, porque foi aquilo com que aprendeu a lidar, e muito provavelmente será o que vai ensinar aos seus filhos. Tudo é um ciclo e as CRIANÇAS reproduzem o que aprendem, portanto em adultos irão fazê-lo da mesma forma.
CRIANÇAS vítimas desta falta de credibilidade ou tem muita força interior, ou terão um futuro muito instável.
Ver o lado positivo da vida é tão mais simples, porque não ensinar às CRIANÇAS esse caminho? Ensiná-las a acreditar nelas mesmas é o início da crença em si mesmas e de um futuro melhor.
Temos obrigação de ensinar às CRIANÇAS que acreditar nelas é das coisas mais importantes na VIDA.
Ninguém consegue ter uma vida harmoniosa se não ACREDITAR.
ACREDITEM e ENSINEM a ACREDITAR.
Tânia Abreu – Professora, Coaching Educativo e Parental