Família

Porque existe conflito entre crianças!

Pelo mesmo motivo que existe conflito entre adolescentes, adultos ou idosos. Diferença de opiniões e de vontades. Com uma grande diferença, criança cria conflito, mas depressa o esquece e fica tudo bem. Muitos pais, professores, cuidadores… ficam muito preocupados quando as crianças entram em conflito umas com as outras e esquecem que é através do conflito que elas crescem e afirmam a sua personalidade. Claro que, elas gostam de testar ao máximo as suas potencialidades de poder, e se o outro deixar ela vai mandar e querer fazer sempre tudo do seu jeito, tal e qual, como o resto dos seres humanos.

As crianças discutem e criam conflito por situações mínimas. Por uma boneca que é sua e não quer emprestar, por um carrinho, por um lápis, pelo colo da professora, … Quando isto acontece aí sim o papel do adulto é fundamental para lhe explicar de forma clara e perceptível como as coisas funcionam e como devem ser geridas. E aqui não devemos proibir de, mas sim explicar como.

Devemos deixá-las perceber o porquê das situações e por vezes até permitir que sejam elas mesmas a chegarem a um entendimento, claro que até um certo ponto, porque se nos distraímos muito elas provavelmente vão partir para a chamada “porrada”. Por isso, ensinar a criança a gerir conflitos é fundamental para que não cresça em conflito com ela mesma e a sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *